Dark
Light
Today: 2 de August de 2025
13 de February de 2025
4 mins read

Por que você precisa de uma parceria estratégica para impulsionar a inovação?

A inovação nunca foi tão falada entre os líderes e tomadores de decisão como agora, o que deixa claro que ela se tornou essencial para a competitividade e o crescimento sustentável. Os números estão aí para provar que boa parte dos investimentos das grandes empresas está focado na transformação digital.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), mais de 70% das empresas industriais no Brasil aumentaram seus investimentos em tecnologia, especialmente em iniciativas de automação e digitalização de processos. Dados recentes também mostram que o mercado global de IA vai atingir quase US$ 1 trilhão até 2027, refletindo o crescente compromisso de diversos setores com a inovação.

Obviamente que os benefícios de se investir em inovação são impressionantes e podem até mesmo mudar uma empresa de patamar. Contudo, o ambiente dinâmico e altamente tecnológico que observamos atualmente traz consigo alguns desafios complexos para quem deseja implementar tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA) e Big Data.

Além disso, há outros desafios significativos, como a falta de expertise ou know-how especializado dentro da equipe; ou a alta rotatividade de especialistas, o que acaba dificultando a continuidade dos projetos e aumentando os custos de requalificação e adaptação de novos profissionais.

A transformação digital trouxe uma avalanche de ferramentas para diferentes setores, todas impulsionadas por IA. Apesar das vantagens, a dificuldade de exportar e integrar dados de diversas fontes continua sendo um desafio crítico. A falta de conhecimento especializado também é uma barreira significativa para o sucesso de iniciativas inovadoras. Projetos mal executados, retrabalho e a necessidade de maior supervisão são sintomas de uma abordagem sem a devida expertise.

Também tenho acompanhado o relato de gestores de grandes empresas que acabam tendo como entrave para a adoção de tecnologia a ausência de soluções de IA que atendam de forma eficaz às necessidades específicas de cada departamento. A falta de personalização gera processos ineficientes, perda de oportunidades de otimização e dificuldade em analisar grandes volumes de dados.

Falo com propriedade de quem vivenciou de perto essa dificuldade de integração entre diferentes setores, o que acaba transformando o processo final em algo frustrante e desgastante para a equipe. Isso sem falar nos riscos de não possuir todo ecossistema integrado.

Outro ponto importante que gosto de destacar é que empresas que não possuem o apoio de profissionais altamente especializados e com expertise no negócio acabam enfrentando longos períodos de implementação de novas tecnologias, acompanhados de baixos retornos iniciais sobre o investimento (ROI). Sim, além da frustração entre toda a liderança da companhia, esses atrasos também  elevam os custos operacionais.

Todos esses desafios ainda são alavancados pela escassez de profissionais qualificados no mercado. Sei que todos sabem isso, mas trago um dado impressionante para ilustrar: o relatório Google for Startups prevê que o Brasil terá um déficit de mais de 500 mil profissionais de tecnologia até o final deste ano.

A pergunta que fica então é: como superar todos esses desafios para seguir a onda da transformação digital? É olhando para todo esse contexto que indico as parcerias estratégicas, com alocação de profissionais qualificados, como uma poderosa ferramenta para acelerar a inovação e transformar desafios em oportunidades.

Parcerias estratégicas oferecem o suporte necessário para a criação de soluções sob medida, garantindo que cada área da empresa alcance seu pleno potencial. Além disso, com uma gama de profissionais altamente qualificados e experientes é possível reduzir o tempo de adoção, otimizar processos e acelerar o retorno sobre o investimento, garantindo uma experiência mais fluida e vantajosa.

Contar com parceiros estratégicos permite tomar decisões mais precisas e que possibilitem manter a competitividade no mercado. No portfólio da Ivy, por exemplo, contamos com dois modelos de operação para atender as necessidades de nossos clientes: a Estrutura Dedicada (Outsourcing) e a Estrutura Compartilhada (as a Service).

Inclusive, compartilho dois cases de sucesso que tivemos ao auxiliar empresas que tinham necessidade de uma parceria para impulsionar a inovação.

O primeiro desafio que solucionamos foi para uma grande empresa do setor aeronáutico que tinha a necessidade de sequenciar ordens de produção via SAP, visando otimizar o espaço físico e tempo de laminação de materiais. Para solucionar o problema, desenvolvemos uma IA que utiliza algoritmos de Machine Learning para gerenciar e otimizar as ordens de produção. Assim, conseguimos promover o maior aproveitamento do tempo e espaço do forno de laminação, garantindo a otimização de toda a cadeia industrial. Fomos destaque na Você/SA por esse projeto.

Também utilizamos a IA para auxiliar uma grande empresa na detecção de disparidade durante a pesagem de minérios. Desenvolvemos uma solução personalizada em Machine Learning que identifica potenciais alertas de variações. Utilizando dados históricos que estavam na base da empresa, criamos uma interface funcional que permite acompanhar a pesagem e as variações de minérios, auxiliando na manutenção dos meios de transporte, além de acelerar o processo e trazer ganhos para a companhia.

Dependendo da escolha, alocamos uma liderança conjunta entre o Tech Lead da Ivy e um Tech Lead de nossos clientes, garantindo foco total em demandas específicas e alinhamento estratégico para impulsionar a transformação digital e criar uma cultura de inovação. Ainda possibilitamos uma escolha mais flexível e com excelente custo-benefício para empresas que não necessitam de dedicação exclusiva, isso sem comprometer a qualidade do serviço. Me coloco à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre como podemos ajudar sua empresa nesse caminho em busca da inovação.

Ao estabelecer parcerias com especialistas, as empresas ganham acesso a uma base de conhecimento robusta, aumentando a qualidade da execução e acelerando a transformação digital. As parcerias representam uma alavanca para potencializar a inovação e transformar o modo como as organizações operam.

Se sua empresa está pronta para enfrentar os desafios da transformação digital e explorar o verdadeiro potencial da inovação, busque apoio de especialistas que entendam a complexidade do cenário atual e tenham expertise no mercado. Dessa forma é possível transformar desafios em resultados extraordinários e posicionar sua empresa na vanguarda do mercado.

Previous Story

Implantação de nuvem híbrida é caminho para o sucesso

Next Story

IA vai gerar cerca de 2 milhões de empregos até 2025

Latest from Blog

Go toTop

Don't Miss

Como superar a falta de profissionais e os desafios do setor de nuvem?

Você já sabe que a nuvem segue crescendo e que

Entenda quais as melhores estratégias para implementação de SRE

Tenho falado bastante sobre SRE em minhas últimas postagens, e