O roubo de celulares se tornou quase que uma epidemia no Brasil, com um aumento significativo nos últimos anos. Para se ter uma ideia, no ano passado foram mais de 1 milhão de ocorrências, sendo 508,3 mil roubos e 490,8 mil furtos de celulares. O número mostra um aumento de 16,6% na comparação com 2021.
A maioria das vítimas estão na cidade de São Paulo. Para se ter uma ideia, a capital do estado registrou a surpreendente marca de um celular roubado ou furtado a cada 3 minutos.
O problema para quem tem o aparelho roubado é que existem ao menos dez golpes que podem ser aplicados, como o falso empréstimo, roubo de contas (quando os criminosos conseguem acessar as senhas do aparelho), falso boleto, a portabilidade falsa e até mesmo o empréstimo consignado falso. Este último, inclusive, vem causando muitas dores de cabeça aos consumidores.
Pensando em uma forma de combater essas fraudes, o governo federal irá lançar nesta terça-feira um aplicativo chamado Celular Seguro, que estará disponível nas plataformas Google Play para dispositivos Android e App Store para iPhones.
A ideia do app é proporcionar um bloqueio mais rápido e seguro para celulares que tenham sido furtados ou roubados.
Como o aplicativo vai funcionar?
Para utilizar o serviço, o usuário deverá acessar a loja de aplicativos correspondente ao seu dispositivo (Google Play ou App Store) e baixar o aplicativo Celular Seguro. Em seguida, é necessário fazer um cadastro, no qual deverá acessar sua conta gov.br e fornecer informações sobre o celular que deseja proteger.
Importante destacar que para ter agilidade no bloqueio, esse processo todo deverá ser realizado antes mesmo de o aparelho ser roubado ou furtado.
Assim, em caso de alguma ocorrência, basta o usuário acionar a plataforma Celular Seguro com usuário e senha do gov.br e sinalizar que teve o aparelho roubado. Ao fazer isso, a plataforma do governo federal irá bloquear o aparelho instantaneamente.
A iniciativa conta com o respaldo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), de instituições financeiras e de entidades privadas.
Passo a passo para se cadastrar
- Instale o aplicativo “Celular Seguro” nas lojas de apps de seu celular;
- Faça o login com a conta gov.br;
- Concorde com os termos de privacidade;
- Registre um número de telefone (não existe limite de quantidade de telefones cadastrados, mas todos devem estar ligados ao mesmo CPF)
- Registre os dados de uma pessoa de confiança;
Como registrar uma ocorrência?
Em caso de roubo ou furto, o usuário deve acessar o aplicativo por meio de um celular ou computador e preencher os seguintes dados:
- Data da ocorrência
- Tipo de situação
- Hora
- Estado
- Cidade
Em seguida, clique em “Emitir”. Após esses passos, será gerado um protocolo para que o usuário possa acompanhar o andamento das solicitações de bloqueio nas instituições cadastradas, como bancos e empresas de telefonia.