Na passagem recente do time da Ivy pela China, pudemos observar de perto a revolução da educação aliada à gamificação. Sim, é um tema que domina diversas discussões sobre educação, mas observar de perto o que tem sido feito em um país que desenvolve cada vez mais métodos para revolucionar as formas de aprender foi muito importante.
E claro, quando falamos em gamificação e educação, não podemos deixar de citar o Brasil. O empreendedorismo voltado à educação cresce de maneira bem acelerada por aqui. Para se ter uma ideia, as Edtechs ganharam o mercado e cresceram 44% em dois anos.
E não é só isso: estudos mostram que a Inteligência Artificial deve atingir 50% das escolas brasileiras até 2030. São números realmente relevantes e que mostram que o momento de investir em tecnologia e educação já chegou.
Mas será que estamos investindo o suficiente em gamificação? Para nós que vivemos esse mundo da tecnologia, o “timing é tudo”. As oportunidades surgem de maneira muito rápida e precisam ser aproveitadas. É como diz aquele ditado, “cavalo selado não passa duas vezes”. Por isso, acredito que chegou o momento de as empresas olharem para a gamificação.
No Brasil, o potencial da gamificação ainda está subaproveitado. Embora o mercado de games no país esteja em crescimento, com projeção de atingir US$ 3,5 bilhões até 2025, o uso de jogos para fins educacionais ainda engatinha. A resistência cultural ao novo é uma das barreiras, mas também falta incentivo e investimento na criação de conteúdos gamificados voltados para o contexto brasileiro. As empresas locais precisam enxergar essa lacuna como uma oportunidade.
O setor de jogos está rapidamente se consolidando como uma das principais indústrias globais e, mais importante, como uma ferramenta poderosa em áreas cruciais, como a educação. O mercado global de gamificação deve crescer 28% até 2030. Ignorar essa realidade é perder uma oportunidade de acompanhar o ritmo das inovações que estão moldando o futuro.
Este potencial explodiu o valor das companhias que desenvolvem games. Como por exemplo, a Tencent, que é hoje, a maior companhia da China em valor de mercado. Se você está pensando em entrar nesse mercado, o tempo é agora!
Empresas de games, como a Tencent e a Roblox, já perceberam o imenso potencial da educação gamificada e estão investindo milhões para integrar o aprendizado às suas plataformas. O “Roblox Community Fund”, com seus US$ 15 milhões destinados ao desenvolvimento de jogos educacionais, é um exemplo claro de como as empresas estão posicionando o futuro da educação como um espaço interativo e dinâmico.
E por que não? Se um jogo é capaz de ensinar matemática, biologia ou robótica de forma eficaz, por que limitar o aprendizado aos métodos tradicionais que muitas vezes falham em manter o interesse dos alunos?
No entanto, a crítica comum de que “jogo é apenas diversão” persiste. Aqui está o ponto que precisa ser urgentemente revisado: o jogo, quando bem estruturado, é um ambiente de aprendizado extremamente eficaz.
Estar lá pessoalmente ajudou o pessoal da Ivy a compreender por que a China está à frente nessa corrida. Nosso time trocou experiências e esteve reunido com executivos de grandes empresas, como Tencent, o que trouxe ainda mais experiências para nós. Por isso, coloco nossos especialistas à disposição para você que quer explorar a gamificação em seu negócio.
Somos homologados para buscar profissionais em mais de 150 países, o que nos proporciona contarmos com diferentes experiências e a capacidade de encarar todo os desafios com excelência. Acreditamos no uso multidisciplinar da tecnologia para otimizar processos e melhorar a vida das pessoas.
O Brasil tem a oportunidade de seguir esse caminho e, quem sabe, tornar-se um polo de inovação em games educacionais. O futuro da educação está nos games e ignorar isso é ficar para trás. Explore as possibilidades de gamificação para o seu negócio com o Grupo Ivy.