O avanço da transformação digital tornou a TI uma peça central para o sucesso de quase todas as empresas. A expansão de projetos de desenvolvimento de software, implementação de soluções em nuvem e a necessidade constante de atualização tecnológica aumentaram exponencialmente a demanda por profissionais de TI qualificados.
Esse aumento contrasta com a escassez de mão de obra qualificada, resultando em um desafio cada vez maior para as organizações que buscam reforçar suas equipes de tecnologia. A pesquisa Escassez de Talentos 2023, do ManpowerGroup, revelou que 79% das organizações brasileiras do setor de Tecnologia da Informação revelam dificuldade em encontrar talentos com as habilidades técnicas e comportamentais de que precisam.
Isso leva as empresas a terem de disputar os profissionais mais qualificados, o que aumenta a complexidade do processo de contratação.
Outro fator que impacta negativamente as empresas é a alta taxa de turnover registrada entre profissionais de TI. Pesquisas recentes apontam que o índice de turnover em TI atingiu 15% nos últimos anos – a taxa ideal é entre 5% e 10%.
A alta rotatividade nas empresas afeta a produtividade das equipes. Isso ocorre porque quando um funcionário deixa seu posto de trabalho, há necessidade de se redistribuir tarefas e realizar possíveis processos de onboarding para quem assume a função. Além disso, o turnover pode sobrecarregar os demais colaboradores e comprometer a qualidade do trabalho entregue.
Pensando em superar esses desafios, estratégias de Outsourcing e Body Shop surgem como pilares para otimização de recursos e eficiência operacional. Mas qual seria a diferença, as vantagens e desvantagens entre essas duas modalidades? Preparamos esse artigo para responder a essa e outras perguntas.
Quais as diferenças entre Outsourcing e Body Shop de TI?
Outsourcing, ou terceirização, refere-se à prática de contratar serviços externos para realizar tarefas específicas que não fazem parte do núcleo central de atividades de uma empresa. Essencialmente, consiste na transferência de atividades e responsabilidades específicas de uma empresa para terceiros especializados. Em vez de realizar determinadas tarefas internamente, as organizações optam por delegar essas funções a fornecedores externos, muitas vezes especializados em áreas específicas.
Isso pode abranger uma variedade de serviços, desde funções de suporte, como a gestão de tecnologia da informação e recursos humanos, até processos mais complexos, como a produção de componentes específicos.
O Outsourcing tem se destacado como uma prática empresarial estratégica adotada por um número significativo de organizações em todo o mundo. Para se ter uma ideia, uma pesquisa do instituto britânico YouGov mostra que cerca de 50% das empresas no mundo estão optando pelo outsourcing.
Os modelos Outsourcing e Body Shop têm algumas diferenças bastante significativas. No caso do primeiro, a empresa contratada fica responsável por todo o processo de contratação e também da gestão dos colaboradores. A ideia é que as empresas responsáveis realizem processos seletivos bem apurados para trazer grandes talentos.
Após essa etapa, esses profissionais são alocados na operação dos clientes. A empresa contratada não apenas fornece os melhores talentos, mas também acompanha performance, dá Feedback, realiza as formações continuadas e promove uma micro consultoria técnica junto a cada profissional.
No fim das contas, o cliente fica responsável apenas pelo produto em si, focando no core do seu negócio, dizendo apenas quais atividades serão priorizadas e desenvolvidas pelos especialistas terceirizados. Neste formato, o cliente zela pelo aprofundamento do negócio apenas, já que toda especificidade técnica fica com os especialistas que compõem a squad alocada.
E o Body Shop de TI?
No caso do Body Shop de TI, a empresa de terceirização realiza sua expertise durante o processo seletivo visando contratar os melhores profissionais disponíveis no mercado. Contudo, após esse processo, esses colaboradores são alocados dentro da operação do cliente, que fica responsável por fazer toda a gestão, direcionamentos e treinamentos.
Ou seja, no caso dos serviços de body shop, os clientes contratam apenas novos colaboradores e não toda uma metodologia de trabalho, como é feito com o Outsourcing.
Quais as vantagens do Outsourcing e do Body Shop de TI?
Outsourcing
- Especialização: Empresas de Outsourcing são especialistas em suas áreas, proporcionando um alto nível de competência;
- Foco Estratégico: Permite que a empresa concentre seus recursos internos em áreas estratégicas e críticas;
- Suporte Técnico;
- Gerenciamento de Infraestrutura;
- Time altamente especialista;
- Micro gestão feita pela Contratada, concentrando apenas a gestão de alto nível no Cliente.
Body Shop
- Integração Cultural: Profissionais externos trabalham em estreita colaboração com a equipe interna, facilitando a integração cultural.
- Flexibilidade: Oferece flexibilidade na gestão da equipe, adaptando-se às necessidades do projeto.
- Atualizações de Infraestrutura
- Desenvolvimento de Projetos Específicos
Como escolher a estratégia certa para a minha empresa?
A escolha entre Outsourcing e Body Shop dependerá das necessidades específicas de sua empresa, dos requisitos do projeto e das metas estratégicas. Ambas as abordagens têm seu papel no panorama da TI, e a chave para o sucesso está na compreensão das nuances de cada modelo.
Ao adotar uma estratégia alinhada aos objetivos da empresa, é possível impulsionar o sucesso empresarial em um setor tão dinâmico como o da Tecnologia da Informação.
Como contratar outsourcing e Body Shop para minha empresa?
Ao considerar a implementação do outsourcing, é essencial seguir alguns passos chave. Primeiramente, identifique as áreas ou processos que podem ser terceirizados sem comprometer a qualidade e a segurança. Em seguida, pesquise e selecione fornecedores de outsourcing confiáveis, levando em consideração sua reputação, experiência e expertise na área desejada. Finalmente, estabeleça uma comunicação clara e eficiente com o parceiro escolhido, garantindo uma colaboração bem-sucedida.
Aqui na Ivy, possuímos soluções de outsourcing diferenciadas e oferecemos flexibilidade e uma notável redução de custos para os nossos clientes. Temos o privilégio de sermos homologados para a contratação de talentos em mais de 150 países, o que nos permite atender uma ampla variedade de necessidades e demandas globais.
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